Inspiradicas: retro, vintage e muito estilo!

Auuuuuu, auuuuuu! Quinta-feira de sol por aqui, leitores. Como vão? Espero que tudo bem.

Lobas, precisei me afastar um pouquinho do blog para escrever uns contos para participar de alguns concursos. Os contos já foram enviados e agora só estou cruzando os dedos. Então, voltei com um assunto de alegria e que há muito não falava aqui no blog.

Não sou mestra no assunto, mas cá estou eu para falar de moda novamente. Não tenho os olhinhos voltados para todas as tendências que vão surgindo, como a maioria das garotas, mas tenho meus gostos e apreciações. E hoje vou falar um pouquinho sobre dois deles: retro e vintage!

Gosto de coisa antiga, gosto de coisa da vovó, julguem-me. Sempre tive a impressão de estar na época errada. Quando assisto a filmes de época, deleito-me com as peças dos guarda-roupas dos personagens. Sim, puro deleite, daquele que consegue me arrancar um suspiro. E não só pelas roupas, mas os acessórios, os móveis, os carros… Ai ai.
Vamos conhecer um pouquinho mais sobre?

images1Retro deriva do prefixo latino retro, que significa “para trás” ou “em tempos passados”. Antes de chegar no mundo americanizado, surgiu na França com a palavra “rétro”, uma abreviação para rétrospectif. O jeito “rétro francês” da década de 1970 foi aplicado nos cinemas e em novelas, transmitindo moda nostálgica francesa desse mesmo período.

No geral “retro” é o mesmo que o “old fashioned”, ou seja, o clássico. Então, no mundo da moda, o retro faz uma verdadeira retrospectiva ao passado, trazendo à tona peças, ítens e acessórios clássicos de uma forma saudosa na era modernizada.

Atualmente, Retro pode ser aplicado a tudo que é antigo e peculiar, que já não existe mais, que é difícil de encontrar e que remonta a uma certa época do passado. Por exemplo, também pode ser aplicado a formas de obsolescência tecnológica, como por exemplo, máquinas de escrever, caixas registradoras, volumosos celulares à mão, ou a ressurreição de jogos de computador velho.

24

Vintage é um estilo de vida e moda retrógrada, uma recuperação de estilos das décadas de 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960. A diferença entre vintage e retro é que pode-se chamar de vintage tudo aquilo que é antigo e continua a fazer sucesso. Por exemplo, aquele vestido comprado no brechó, tão antigo quanto sua avó, mas que você pode usar e abusar até hoje.

Outro exemplo do estilo vintage é o pin-up: um estilo que recentemente tem apaixonado o universo feminino, originário dos anos 40/50 e marcado por uma grande sensualidade. Começando pelo cabelo, o que mais caracteriza o estilo pin-up são as franjas, os cabelos enroladinhos, acessórios como faixa de cabelo, lenço, flores e laços. Estampas de bolinhas, xadrez. Shorts e calças de cintura alta. E óculos de sol, é claro.

1008398_conheca-todas-as-facetas-do-estilo-katy-perry*OBS: todas as fotos foram retiradas da internet.

Sou alucinada pelo estilo retro e o pin-up. Sou antiga, fazer o quê. De vez em quando arrisco umas peças aqui e acolá e devo dizer que faz muito bem para a autoestima. Um lenço, um óculos redondinho, saias e muito poá, são os meus favoritos. E o que falar das peças de decoração? Vontade é que não me falta de ter um cantinho vazio para ajeitar do jeitinho que gosto. Diria até que prefiro peças de decoração a peças para o guarda-roupa. Se me deixar entrar em uma loja com artigos para casa, não saio nunca mais.

Embarcando nessa pegada ‘old’ separei um insta especial de uma artista que é apaixonada por essas tendências, olha só:

A @amandaroosevelte é tatuadora, ilustradora e tem um carisma enorme. Já falei um pouquinhos dos trabalhos inspiradores dela aqui no blog e hoje compartilho o estilo dela:

1544287_759155400761262_66996363_n 1932485_891159910894143_4508856769998404186_n

Quem acompanha o insta da Amanda sempre se surpreende com os looks e com as maquiagens que a artista usa. Poá, tendência de biquíni e sutiãs com tiras, vestidos que remetem a década de 60 e maquiagem clássica. E o que falar dessa franjinha no meio da testa? É só amor.

1466275_775911909085611_5319453868635781548_n11825556_1020823574594442_1595970514161324208_n

*OBS: todas as fotos foram retiradas do instagram oficial da artista.

Como não se apaixonar? Além do mais, ela sempre dá dicas de como conseguir e onde comprar os produtos. Eu mesma já peguei indicações com ela e fiquei muito satisfeita. Sem falar que não é só no estilo que a ilustradora arrasa, dá uma olhada nessas ilustras pin-up que ela desenhou:

Ilustração por Amanda Roosevelt.

Ilustração por Amanda Roosevelt.

Amanda Roosevelt ilustração 2.

Ilustração por Amanda Roosevelt.

Amanda Roosevelt ilustração 1.

Ilustração por Amanda Roosevelt.

Cola nos contatos da artista:
Instagram: @amandaroosevelte
Site: http://www.amandaroosevelt.com/.
Page: https://pt-br.facebook.com/amandarooseveltart.

Espero ter diminuído o cinza da quinta de vocês com tanta inspiração. Vou ficando por aqui, lobos e lobas. Se eu continuar com o post sou capaz de largar tudo para comprar acessórios vintage (Brincadeirinha!). Até a próxima e respira que amanhã já é sexta!

Beijos, beijos a loba da vez.

29 comentários sobre “Inspiradicas: retro, vintage e muito estilo!

  1. Eu adoro essa coisa mais vintage, todo mundo acha feio mas eu me fascino, vestidos e camisetas são minhas peças favoritas e as calças, as calças são tipo ♥

    Essas peças reto são lindas também, há algumas que ainda não consigo curtir, é estranho, mas acho bem lindo dependendo de quem usa e como usa.
    E sobre os contos boa sorte, e se puder publique alguns aqui!!

    Abraços Lobinha ☼

    Curtido por 1 pessoa

    • Robécia, que felicidade seu comentário. Concordo com você! Sempre tem aquele que olha meio sei não, sei lá, né? Também ❤ as calças e os vestidos. E demora um pouquinho para a gente se acostumar com tudo, afinal é antigo, né? haha A gente meio que estranha, mas é assim mesmo.
      E muito obrigada pelo interesse e pela torcida. Pode deixar, que pretendo postar alguns aqui e receber os feeds de vocês. Obrigada, lobinha! De verdade *_*.
      Fico feliz! :*

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

